Setembro Gaścho no Largo da Borges
Parque Gaúcho recria acampamento típico no Largo da Borges
O Parque Gaúcho preparou uma programação cultural especial no Largo da Borges, no centro de Gramado, para celebrar o mês de setembro. O parque vai recriou um acampamento típico do século XVIII e promove a exposição “O Churrasco Gaúcho e Suas Origens”.
Outra atração do Setembro Gaúcho no Largo da Borges, que vai de sábado, 5, até o próximo dia 20, é a Escola do Mate, onde os turistas aprendem a preparar o autêntico mate gaúcho.
O cenário do acampamento é composto por reproduções de elementos e utensílios utilizados pelos homens do Pampa de antigamente. Estarão expostas uma barraca típica feita em couro, além de bancos de ossos, panela e cambona de couro, petaca de erva-mate, pessuelos e arreios primitivos.
O objetivo da mostra é resgatar a origem do gaúcho histórico, que surgiu antes da Revolução Farroupilha. Na exposição, são apresentadas peças típicas do Ciclo do Couro. Com heranças indígenas e europeias, a vestimenta do gaúcho era composta por bota garrão-de-potro, calça de crivo de algodão, xiripá de lã, camisa feita de saco de algodão, caiapi de couro, que era uma espécie de poncho, lenço sereneiro e o chapéu pança-de-burro, feito com couro da barriga do animal.